5 tipos de pendentes: saiba quais são e como escolher!

No mundo da iluminação, existem muitos modelos de luzes e luminárias, cada qual possui a sua funcionalidade e charme, ora agregando modernidade, ora leveza e casualidade… Independente de qual seja, é inegável que a luz é muito importante em nossas vidas, seja para realizarmos tarefas ou para decorar algum espaço.

E um dos modelos mais conhecidos e queridos é o pendente. Esse tipo de iluminação “pendurada” é excelente para diversos espaços da casa, como cozinha, áreas gourmets, salas de jantar e mais. Você, com certeza, conhece esse modelo, mas você sabe quais são os tipos de pendentes que existem por aí? Pois é, cada um tem características únicas que os tornam perfeitos para certos estilos de decoração.

Hoje apresentaremos quais são eles, suas características principais e quais são suas contribuições para a aparência final dos espaços. Continue acompanhando a leitura para saber mais!

Tipos de pendentes: modelos principais e características

Leitor assíduo do blog da Henrilustres ou não, todos sabem que o mundo da iluminação é extenso, certo? São cores, texturas, formatos e funcionalidades diferentes a cada iluminação colocada. Para receber um fluxo luminoso mais direcionado, o pendente é a escolha certa. Mas, afinal, qual deles colocar no ambiente? Quais tipos existem para que você possa escolher? Bem, os mais comuns são:

1. Pendentes aramados

Os pendentes aramados são uma proposta totalmente inovadora e moderna no mundo da iluminação. O seu diferencial é o design baseado no wireframe, ou seja, algo como um esqueleto ao redor de objetos. Assim, ele possui estrutura aberta, o que faz com que a lâmpada fique à vista e a iluminação diferenciada pelo jogo de luz que a estrutura aramada ajuda a criar.

Vários pendentes pendurados em sala.

A dica para combinar o pendente aramado com o ambiente é sempre pensar no tamanho dele com a área total onde vai estar. Assim, locais pequenos pedem peças pequenas e vice-versa, equilibrando a aparência final.

2. Pendentes industriais

Os modelos industriais são compostos por designs bem contemporâneos de aparência mais rústica, com linhas retas valorizadas, muita presença de metal, assim como tons neutros. Eles também possuem um toque de minimalismo, ideal para quem gosta de ambientes mais cleans.

Esses são ótimos em cozinhas, áreas gourmets com churrasqueira e balcões, locais específicos da sala de jantar para valorizar um móvel ou decoração e outras necessidades de uma luz mais direcionada.

3. Pendentes em madeira

Os pendentes de madeira combinam muito com espaços no estilo boho, trazendo aquela ideia de decoração natural. Eles também combinam muito com espaços cleans aconchegantes, com presença de tons neutros puxados para o bege e branco. Pendentes de madeira e iluminação natural na casa são uma combinação perfeita, principalmente em espaços mais claros.

Sala de jantar e cozinha decorada modernamente.

Mas além do estilo boho, esse tipo de pendente é super democrático e pode combinar com outros mais modernos, casuais e românticos. Além disso, eles são ótimos para diversos ambientes, como quartos e escritórios.

4. Pendentes de cerâmica

Os modelos de pendentes em cerâmica são perfeitos para conferir um aspecto mais aconchegante e romântico aos espaços, talvez até inovador. A cerâmica permite criar formas diferentes e seu design de textura lisa é muito agradável ao tato e aos olhos, mais um ponto importante para o equilíbrio estético.

Ainda, o material permite cores diferentes, então é comum encontrar pendentes assim em azul, amarelo, verde e muito mais, super charmosos e originais, perfeitos para criar ambientes cheios de personalidade.

Eles são ideais para colocar em corredores, salas de jantar ou estar, escritórios e, até mesmo, em escadarias pequenas, caso você não queira recorrer ao lustre. Com certeza, eles permitem criar um ambiente com a sua cara e, é claro, bem iluminado!

5. Pendentes modernos

E é claro que, nessa lista, não poderíamos deixar de fora os modelos modernos, certo? Eles são perfeitos para criar ambientes arrojados e expressivos, com uma estética inovadora e funcional. Eles podem ter tanto formas geométricas perfeitas, com estruturas circulares, retas ou quadradas, assim como cúpulas, tubulares e muito mais.

Sala de estar com iluminação composta por pendentes.

Por ter essa possibilidade de estilos, os pendentes modernos podem ser colocados em diversos ambientes, como quartos, salas de televisão ou estar, escritórios e muito mais. Além disso, eles facilmente oferecem uma boa iluminação, com fachos direcionados ótimos para decoração e para garantir visibilidade na realização de suas tarefas.

Agora que você conhece os tipos de pendentes, já pode ter uma boa ideia quando precisar reformar sua casa ou escolher os modelos que vão combinar com cada espaço. Cada um tem um charme cheio de personalidade, não acha? O importante é ter uma iluminação que atenda suas necessidades e combine com suas preferências estéticas.

Qual deles você gostou mais? É difícil escolher o melhor quando há tanta opção incrível. Mas sempre que necessitar de dicas de iluminação e conhecer mais curiosidades sobre iluminação, leia o blog da Henrilustres, temos muitos conteúdos valiosos, inspiracionais e informativos, como nosso post sobre tipos de lustres, dê uma conferida e até o próximo post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário